
Nesta mesma época, no Japão, era mania ter como bichinho de estimação um rato-ouriço. Então decidiram que o herói seria um rato-ouriço. Para o nome, primeiro pensaram em Super Sonic, mas resolveram reduzir para Sonic.
Yuji Naka foi quem concebeu a idéia de um personagem realmente rápido e que poderia se transformar numa bola e acertar seus inimigos. Ele seria um porco-espinho, e a idéia foi amadurecendo rapidamente nos dias seguintes. Hoje todos o conhecem como: "Sonic, o ouriço".
Ele seria azul pois era a mesma cor do logotipo da SEGA.
Como uma bola não teria muito apelo gráfico, o ouriço acabou ganhando um cabelo espetado e um par de tênis de corrida vermelhos, um belo contraste com a cor azul. Um dia, Naka levou um protótipo do jogo e mostrou a seus colegas o resultado de seus esforços. Eles assistiram e ficaram espantados com a velocidade com que o ouriço corria pela tela. "Esse carinha é super-sônico", falou um dos integrantes da equipe. Naka nunca esqueceu o comentário e Sonic seria agora o nome do porco-espinho azul.
Em 1991, foi lançado para o Genesis o jogo Sonic the Hedgehog, que causou grande impacto no mundo dos games. Neste mesmo ano também foram lançadas as versões para Master System e Game Gear.
A série Sonic ganhou então continuações no Genesis e também nos 8-bits. Além disso existem outros jogos a parte, que colocam Sonic em outros gêneros de jogo e também em outros consoles.
Em 1999, Sonic estreiou na geração 128-bits, no Dreamcast da SEGA. O jogo Adventure colocou o ouriço em um ambiente extremamente veloz, grande e realístico. O jogo ganhou continuação e o mascote azul continua até hoje a fazer sucesso, ganhando novas versões para vários consoles.
Como uma bola não teria muito apelo gráfico, o ouriço acabou ganhando um cabelo espetado e um par de tênis de corrida vermelhos, um belo contraste com a cor azul. Um dia, Naka levou um protótipo do jogo e mostrou a seus colegas o resultado de seus esforços. Eles assistiram e ficaram espantados com a velocidade com que o ouriço corria pela tela. "Esse carinha é super-sônico", falou um dos integrantes da equipe. Naka nunca esqueceu o comentário e Sonic seria agora o nome do porco-espinho azul.
Em 1991, foi lançado para o Genesis o jogo Sonic the Hedgehog, que causou grande impacto no mundo dos games. Neste mesmo ano também foram lançadas as versões para Master System e Game Gear.
A série Sonic ganhou então continuações no Genesis e também nos 8-bits. Além disso existem outros jogos a parte, que colocam Sonic em outros gêneros de jogo e também em outros consoles.
Em 1999, Sonic estreiou na geração 128-bits, no Dreamcast da SEGA. O jogo Adventure colocou o ouriço em um ambiente extremamente veloz, grande e realístico. O jogo ganhou continuação e o mascote azul continua até hoje a fazer sucesso, ganhando novas versões para vários consoles.
Acredite, Sonic já foi até confundido com um gato em uma era bem distante, mas depois foi ganhando fama e reconhecimento entre todos os jogadores e o cenário mudou. Procuramos a equipe de criação responsável pelo sucesso do azulão para saber mais sobre seu nascimento e triunfo no mundo dos games.
De 1985 a 1989, a Nintendo dominava o mercado de consoles caseiros. O NES superava seu principal concorrente, o Master System, que era encontrado em 25% das residências americanas. A Sega sabia que para ter alguma esperança de reverter sua sorte, teria de superar a Nintendo com uma máquina de última geração. Assim, lançou o Mega Drive no quarto trimestre de 1989. No ano seguinte, a Sega havia efetivamente enfraquecido a supremacia da Nintendo, graças a uma avalanche de conversões de jogos para arcade bastante populares.
Porém, com o assombroso lançamento do Super NES no fim do ano e o novo jogo do Super Mario Bros, o presidente da Sega, Hayao Nakayama, decidiu que o Mega Drive precisava de um mascote próprio para enfrentar o encanador bigodudo (já que o garoto-propaganda do Master System, Alex Kidd, não daria conta do recado). Ele queria um personagem que seria para a Sega o que Mickey Mouse, naquela época, era para a Disney.
Nessa empreitada, ninguém melhor que o designer de personagens Naoto Oshima e o talentoso e jovem programador Yuji Naka (responsáveis pelo sucesso Phantasy Star) para mudar o rumo da empresa. Os dois começaram a trocar idéias sobre o projeto, mas não conseguiram avançar com seriedade até que encontrassem um designer de jogo. Foi ai que o destino inesperadamente os uniu a Hirokazu Yasuhara.
"Naquela época, eu estava prestes a visitar os Estados Unidos para montar uma nova equipe de R&D (na Sega americana) com Mark Cemy" lembra. "Mas então eclodiu a primeira guerra do Golfo e a mudança para os EUA foi adiada por três meses. O projeto do novo mascote evoluia, mas Naka e Oshima precisavam de um designer de jogo em tempo integral. Souberamque eu estava livre e pediram minha ajuda para desenhar o jogo antes da minha partida. Assim entrei oficialmente para o grupo como designer de jogo, e planejava trabalhar nele somente até a viajem, mas acabei ficando no Japão por um ano até terminarmos o projeto". E dessa maneira formou-se a equipe que finalmente seria conhecida como Sonic Team.
Porém, com o assombroso lançamento do Super NES no fim do ano e o novo jogo do Super Mario Bros, o presidente da Sega, Hayao Nakayama, decidiu que o Mega Drive precisava de um mascote próprio para enfrentar o encanador bigodudo (já que o garoto-propaganda do Master System, Alex Kidd, não daria conta do recado). Ele queria um personagem que seria para a Sega o que Mickey Mouse, naquela época, era para a Disney.
Nessa empreitada, ninguém melhor que o designer de personagens Naoto Oshima e o talentoso e jovem programador Yuji Naka (responsáveis pelo sucesso Phantasy Star) para mudar o rumo da empresa. Os dois começaram a trocar idéias sobre o projeto, mas não conseguiram avançar com seriedade até que encontrassem um designer de jogo. Foi ai que o destino inesperadamente os uniu a Hirokazu Yasuhara.
"Naquela época, eu estava prestes a visitar os Estados Unidos para montar uma nova equipe de R&D (na Sega americana) com Mark Cemy" lembra. "Mas então eclodiu a primeira guerra do Golfo e a mudança para os EUA foi adiada por três meses. O projeto do novo mascote evoluia, mas Naka e Oshima precisavam de um designer de jogo em tempo integral. Souberamque eu estava livre e pediram minha ajuda para desenhar o jogo antes da minha partida. Assim entrei oficialmente para o grupo como designer de jogo, e planejava trabalhar nele somente até a viajem, mas acabei ficando no Japão por um ano até terminarmos o projeto". E dessa maneira formou-se a equipe que finalmente seria conhecida como Sonic Team.
O grupo percebeu que, para que o mascote chegasse ao mesmo nível de Mario, o jogo precisava proporcionar algo novo e emocionante. Conforme lembra Yusuhara: "Quase toda empresa de jogos na época tentava fazer jogos de ação parecidos com Mario. Ele era ótimo, mas as pessoas precisavam de novidades". Os desenvolvedores precisavam primeiro criar um conceito de jogo muito forte, e então desenhar o seu personagem. Yuji Naka sugeriu a velocidade como enfoque principal.
Porém, executar o conceito provou ser uma tarefa difícil. De acordo com Yasuhara, "o grande desafio era lutar contra a questão de como fazer melhor uso de um personagem veloz dentro de um jogo". Uma idéia era um coelho que pudesse recolher objetos com as orelhas e atirá-los
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Créditos: Tails Center
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